Foi em Brasília, nesta quarta-feira (07), na sede da Rede, o encontro aqui antecipado, entre os dois candidatos à Presidência da República derrotados no último pleito, Ciro Gomes (PDT) e Marina (Rede), iniciando os entendimentos para a formação de uma aliança, inicialmente de oposição do Governo do presidente Jair Bolsonaro, a partir de janeiro do próximo ano, mas com perspectivas de embates eleitorais futuros, principalmente em razão de ser muito pequena a base parlamentar de Marina.

O encontro dos dois é fruto do trabalho iniciado pelo ex-governador cearense, eleito senador no pleito deste ano,  para  formação de uma frente de oposição, sem a participação de integrantes do PT, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. Cid, semanalmente tem estado em Brasília cuidando da formação desse grupo, tendo, por conta disso, tendo até conversado com o senador cearense, Tasso Jereissati (PSDB), embora nada tenham acertado sobre isso. O PSDB nacional vai ter um encontro, na semana seguinte ao feriado de 15 de novembro, para definir sua posição para o futuro.

Ciro chegou em Brasília, na manhã desta quarta-feira, onde Cid já estava. Na terça-feira (06), Ciro comemorou seu aniversário em Fortaleza, discretamente, em comparação com a do ano passado, quando era candidato a presidente da República. Dois dos seus principais amigos, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente da Câmara, Salmito Filho, por estarem em viagens fora do Brasil, em missões oficiais, só os cumprimentaram pelas redes sociais.

Ciro e Marina, repetindo parcialmente o que aqui já afirmamos, têm objetivos comuns nessa empreitada de unirem-se, com outros, em oposição ao Governo Bolsonaro, para alijarem o PT desse projeto. Ambos guardam muitas mágoas de dirigentes petistas, principalmente do líder maior deles, o ex-presidente Lula. Marina, como Ciro, foram ministros do Governo Lula, mas sentiram-se traídos pelo PT quando decidiram ser candidatos à Presidência da República.

Como ambos comunicaram o encontro:

Marina SilvaHoje recebi a visita do @cirogomes em Brasília. Trocamos ideias sobre o desafio de uma oposição democrática, que seja comprometida com o desenvolvimento sustentável, a defesa das instituições e do interesse nacional.

Imagem: Reprodução do Instagran @marinasilva