“Fortaleza cidade sustentável. Um projeto ameaçado”. Com este título, artigo assinado pela secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, publicado ontem neste blog, reclama uma manifestação do senador Eunício Oliveira (MDB), nominalmente citado, assim como de todas as lideranças dos vários segmentos da Capital cearense, posto  tratar-se do emperramento de um empréstimo para obra de relevante significado para Fortaleza, não apenas quanto ao seu embelezamento, mas, sobretudo para o desenvolvimento de seu setor turístico.

Explicitamente, a secretária aponta o senador Eunício como o pivô do emperramento do trâmite burocrático do empréstimo já negociado, por questões de natureza política. O senador e aliados dizem que o prefeito Roberto Cláudio não trabalhou para a sua reeleição, assim como não trabalharam, afirmam eles, outros aliados de Ciro Gomes, que foi, abertamente, o torcedor número um da derrota do senador, apesar dos discursos dos seus irmãos, o senador eleito Cid Gomes, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, pedindo votos para o senador.

O sentimento do senador que perdeu a eleição, seja de qual ordem for, quanto a todos os que entenda tenham contribuído para  a sua derrota, merece respeito. Ele só não o direito é de querer prejudicar a administração municipal e os fortalezenses, como vingança por não ter reconquistado a cadeira no Senado, se realmente é o que está acontecendo com o pedido de empréstimo externo da Prefeitura de Fortaleza, para obras como a da Avenida Beira Mar, e outras relatadas no artigo da secretária, quando, em determinado momento do seu texto ela afirma:

“Surpreendentemente, o Fortaleza Cidade Sustentável sofreu, neste mês, um revés inusitado: enquanto o tempo normal para liberação desses projetos é de 24 ou 48 horas, o processo de Fortaleza foi devolvido ao Ministério da Fazenda sem nenhuma justificativa técnica e contrariando todos os ritos normais. Haveria alguma justificativa política, tendo em vista que o Senado Federal é presidido, hoje, por um cearense que já havia se comprometido com a aprovação da matéria? Espera-se que os interesses maiores dos fortalezenses estejam acima de qualquer querela ou interesse menor da política. Ou será que estamos sem prestígio para fazer andar o processo no âmbito federal?

Pouco antes do início da disputa eleitoral deste ano, encerrada no Ceará, dia sete de outubro, o senador Eunício Oliveira aparecia, no noticiário dos veículos de comunicação deste Estado, como a solução de todas as pendências existentes nas relações administrativas entre o Executivo estadual e diversas prefeituras com o Governo Federal. De fato, o Estado estava sendo prejudicado na sua relação institucional com o Governo Federal por conta das divergências políticas do partido e o grupo aliado do governador com os novos governantes do Poder Central, pós impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, incluindo o senador Eunício Oliveira, o principal adversário de Camilo Santana, na disputa pelo Governo do Estado em 2014.

Fotos: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação.