Os quatro deputados estaduais petistas (Acrisio Sena, Elmano de Freitas, Fernando Santana e Moisés Brás), eleitos no último pleito, conjuntamente ainda não trataram da posição da bancada quanto à eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e suas participações nas comissões técnicas da Casa. Isoladamente, tem-se conhecimento de movimentações deles sobre eventual participação no comando do Legislativo.

Segundo um deles, apesar da movimentação individual, tudo vai depender da posição do governador Camilo Santana, em relação à eleição da Mesa Diretora do Legislativo. O governador já disse que só tratará desse assunto em janeiro, após a sua posse, pois antes terá que cuidar da composição de seu segundo Governo, a ter início no primeiro dia do próximo ano. Camilo está de volta de uma viagem administrativa por países europeus.

As conversas reservadas entre deputados, no momento, dão conta da indicação do nome do deputado Elmano de Freitas para a liderança do Governo, substituindo o deputado Evandro Leitão (PDT), que não sendo eleito para presidência da Assembleia, voltaria a comandar uma secretaria estadual. Evandro evita tratar da questão.  Mas, na verdade, ele é um dos nomes do PDT na relação de candidatos à presidência do Legislativa. Os outros são o próprio atual presidente, Zezinho Albuquerque, Tin Gomes, hoje vice-presidente,    e José Sarto.

Aliás, José Sarto surpreendeu os colegas, neste momento de articulação dos candidatos ao comando do Legislativo, ao tirar uns dias de férias, visitando o Canadá. Sarto também tem interesse na sucessão do vereador Salmito Filho, na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. O seu irmão e liderado, Elpídio Nogueira, é mais uma vez candidato à presidência do Legislativo Municipal, cuja eleição acontecerá no próximo dia 3 de dezembro.