A secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, escreveu um artigo neste blog com o título de “Fortaleza cidade sustentável. Um projeto ameaçado“, que consideramos um “libelo”, tão forte era o seu questionamento sobre o comportamento do senador Eunício Oliveira, enquanto presidente do Senado Federal, por devolver ao Poder Executivo nacional, projeto de interesse da municipalidade fortalezense tratando da autorização para a contratação de um empréstimo externo, para construção de várias obras, inclusive uma da Avenida Beira Mar.

Para aliados do prefeito Roberto Cláudio, a decisão do senador Eunício, em não votar o projeto, depois de atendidas todas as exigências dos órgãos federais, inclusive do Ministério da Fazenda, é represália pelo fato de não ter sido reeleito e estar atribuindo ao prefeito parte do seu insucesso eleitoral.   E foi por isso que deputados estaduais e vereadores de Fortaleza, nas suas respectivas Casas legislativas, nesta terça-feira, foram forte em seus pronunciamentos contra a atitude do senador Eunício.

E não parece que estejam dispostos a ficar apenas nas manifestações desta terça-feira (20). O sentimento de indignação de aliados do prefeito é grande, maior ainda de vereadores e de deputados votados em Fortaleza, cujas obras financiadas pelo empréstimo postergado, gerariam benefícios às populações das áreas em que são votados. Os aliados do senador, na Assembleia e na Câmara, não responderam as acusações dos governistas. Só o senador pode, realmente, fazer a sua defesa, ou, ao menos esclarecer as razões de sua decisão considerada prejudicial à administração da Capital.

Na mesma linha de deputados e vereadores, o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT, o mesmo partido do prefeito, tinha programado para levar o assunto à Câmara dos Deputados. André, dizem aliados do prefeito, está disposto a mostrar que Eunício busca prejudicar Fortaleza, por questões meramente  revanchistas.

Foto: Camila Gurgel/Especial para o Blog.