Todo ano, nesta época, há uma cobrança do governador do Estado, junto aos deputados e senadores, no sentido de conseguir deles a alocação de recursos de suas emendas parlamentares para setores da administração. Agora, os valores dessas emendas realmente estão sendo liberadas pelo Governo Federal, em razão da obrigatoriedade imposta pela legislação. Antes, quase nunca o dinheiro era liberado, apesar de todo o empenho das partes interessadas.

O Estado do Ceará precisa muito desse dinheiro das emendas parlamentares, notadamente para obras de recursos hídricos, saúde e transportes. O volume de recursos próprios do Estado destinado a investimentos é realmente muito pouco. Há sempre a dependência do erário federal para o Estado implementar alguns melhoramentos que visem crescimento. Os parlamentares têm colaborado nesse sentido, sem prejuízo das verbas que destinam para os seus redutos eleitorais.

Hoje, no Ceará, a conclusão das obras do Cinturão das Águas, é de vital importância, tendo em vista a perspectiva de chegada de águas da Transposição para ser distribuída a várias localidades, inclusive para Fortaleza.

Foto: José Wagner/Assessoria do Governo do Estado do Ceará.