O noticiário nacional desta quarta-feira (31) dá conta de que o senador eleito pelo Ceará, Cid Gomes (PDT), está articulando um grupo de oposição ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, sem a participação do PT. O movimento tem o respaldo de Ciro Gomes, o irmão de Cid, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial deste ano, representando o PDT.

No final do dia, nesta quarta-feira, Ciro deu entrevista à rádio CBN, repetindo o que dissera em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, de hoje, falando da traição que sofrera da parte do PT, e que com os petistas não fará mais campanha. Ciro articula, nacionalmente, um movimento de oposição ao novo Governo Federal, sem a participação do PT. Como nós destacamos, em nota aqui publicada ontem, ele disse que falar em candidatura presidencial em 2022 é improdutivo.

O senador eleito Cid Gomes,  vaticinou a derrota do petista Haddad, logo no início da campanha do segundo turno, em Fortaleza, quando, inclusive, chegou a discutir com petistas reunidos em um hotel da Capital para tratar da campanha de Haddad, sob a coordenação do governador Camilo Santana. Cid além de dizer que Haddad perderia a eleição, fez questão de ressaltar a prisão do ex-presidente do Lula, como resultado dos malfeitos patrocinados pelos petistas ao longo dos últimos anos.

O PT, no entanto, é o principal aliado do PDT de Ciro e Cid no Ceará.