Prefeito Roberto Cláudio na assinatura do contrato. Foto: Prefeitura de Fortaleza.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou, na manhã desta quinta-feira (06), em Brasília, contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de U$ 150 milhões, o equivalente a R$ 580 milhões. O investimento é destinado ao Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), que visa à implantação de importantes intervenções na Capital, como a urbanização de áreas de assentamentos precários.

“Estamos assinando o nosso maior contrato de financiamento internacional da história de Fortaleza e o nosso maior contrato com a CAF, destinando recursos para obras obras de drenagem, com esgotos, calçadas, pavimentação, urbanização e educação com escolas de tempo integral e creches em comunidades muitos carentes de Fortaleza. São investimentos essenciais que vão garantir a qualidade de vida daqueles que moram em regiões que, hoje, são desprovidas das mais simples obras de saneamento básico”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Recursos serão aplicados no Proinfra. Foto: Prefeitura de Fortaleza

Acompanhado do secretário Municipal de Governo, Samuel Dias, do secretário chefe de gabinete, Marcelo Pinheiro e do coordenador de Projetos Integrados, Reinaldo Salmito, o prefeito informou que com o contrato de financiamento assinado entre a Prefeitura de Fortaleza e a CAF, a previsão é que dentro de, no máximo, 30 dias, os primeiros recursos já serão investidos nessas áreas e que deverão gerar trabalho, emprego e renda para a população, além da melhoria das condições de vida para esses fortalezenses.

Parte dos recursos será destinada para as áreas de Educação, com a construção de Escolas de Tempo Integral (ETI) e Centros de Educação Infantil (CEI), e Mobilidade Urbana, com a implantação de corredores expressos de ônibus e obras de infraestrutura viária, além de obras de drenagem e urbanização do Riacho Maceió.

O diretor representante da CAF no Brasil, Jaime Holguin, acompanhado do executivo Sênior do Setor Público da CAF no Brasil, José Rafael, destacou que Fortaleza é, hoje, um parceiro importante para o banco, e que o Proinfra deverá servir de base para estimular investimentos em outras cidades do Brasil e do Mundo.

Ainda neste mês de junho, dirigentes da CAF deverão estar em Fortaleza para o lançamento oficial do Proinfra e do Programa Meu Bairro Empreendedor no bairro Vicente Pinzon, que também receberá financiamento do banco.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza.