Hoje deputada Federal, Luizianne foi prefeita por dois mandatos. Foto: Agência Câmara.

O PT nacional aposta na candidatura da deputada federal Luizianne Lins, em 2020, à Prefeitura de Fortaleza, confirmando observação que fizemos neste espaço, há alguns dias, colocando-a como uma das três únicas postulações competitivas à sucessão do prefeito Roberto Cláudio. As outras duas são a do deputado federal Capitão Wagner, e a indicada pelo esquema do prefeito, ainda sem definição, embora Roberto Cláudio esteja fazendo com o seu secretário de Governo, Samuel Dias, o que o hoje senador Cid Gomes fez com ele, antes de oficializar o seu nome como candidato a prefeito. Samuel fica de passageiro no carro dirigido por Roberto.

O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da direção nacional do PT, segundo registra em sua edição desta sexta-feira (21), o jornal O Estado de S. Paulo, “avaliou que o partido tem grandes chances de vitória em Rio Branco (AC), com o ex-senador Jorge Viana; Manaus (AM), com o deputado José Ricardo Wendling; Fortaleza (CE), com a deputada e ex-prefeita Luizianne Lins (o destaque é nosso); e Recife (PE), com a deputada Marília Arraes”. Luizianne não foi bem sucedida na disputa municipal anterior, em 2016. Ela amargou uma terceira colocação, com 193.687 votos, menos da metade da votação do segundo colocado, o Capitão Wagner.

A realidade política agora é outra. A sucessão municipal em Fortaleza, pela interferência direta de Ciro Gomes, a favor do candidato a ser apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio, chama a atenção do cenário nacional. Ciro é o adversário de todos os demais prováveis postulantes à sucessão do presidente Jair Bolsonaro, tanto por sua postura na disputa presidencial do ano passado, quanto pelo seu contundente discurso contra atores do PT, PSDB, MDB, PSL, e tantos outros com pretensões de ascensão aos Palácios do Planalto e da Alvorada. Todos, por essa razão, trabalharão, isolados ou conjuntamente, para derrotar o seu aliado.

O PT, por óbvias razões, é o primeiro dos adversários de Ciro. Com uma significativa pobreza de quadros para competições a cargos executivos, Luizianne Lins é, no momento, o melhor nome petista para a empreitada, ainda mais pelo fato de ser destemida e, atualmente, figurar como a mais ferrenha adversária do esquema governista, em que se inclui o seu correligionário governador Camilo Santana. Para a campanha dela, diferentemente do que aconteceu nas três outras eleições em que disputou a Prefeitura de Fortaleza, o PT lhe garantirá toda a estrutura necessária com o objetivo de manter vivo, na Capital, um espaço capaz de bem receber, no Ceará, o seu próximo candidato a presidente da República, assim como dificultar a eleição do candidato governista

O prefeito Roberto Cláudio, com suficiente capacidade de entender o ambiente político da sua sucessão, sabe o que enfrentará em 2020. Com sua perspicácia avança na estruturação da base política necessária à consolidação do candidato por ele ungido. O seu partido, o PDT, também está consciente da necessidade de emprestar todo apoio ao nome que for escolhido para a disputa em Fortaleza, mesmo reconhecendo a necessidade de também cuidar de candidatos a prefeito em outras capitais, imprescindíveis à sustentação do nome de Ciro. Para mais do que qualquer outro partido, o PDT tem a dimensão da importância da eleição na Capital cearense para a sucessão presidencial de 2020.

Reprodução de matéria do jornal O Estado de S.Paulo.

A posição do governador Camilo Santana, na sucessão municipal de Fortaleza, com uma candidatura de Luizianne Lins, vei merecer um comentário específico, posteriormente.

Acompanhe comentário do jornalista Edison Silva.