Sede do IBGE. Foto: IBGE

O corte no orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo 2020 e o impacto dessa medida no setor cultural será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (26).

O debate atende pedido da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), presidente da Comissão de Cultura.

O problema financeiro no instituto é do conhecimento do Governo federal, que, já chegou a pensar em vender imóveis para injetar recursos, conforme este blog noticiou. Clique aqui para ler a notícia.

Foram convidados o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, José Paulo Soares Martins; o advogado, pesquisador e gestor cultural, Guilherme Varella; a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra; o pesquisador sênior do IBGE, Antônio Carlos Alkmim; a consultora em pesquisa e indicadores culturais do IBGE, Cristina Lins; e o doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), e coordenador de diversas pesquisas e avaliações sobre a economia da cultura e políticas públicas culturais, Frederico Barbosa.

Base de dados
Benedita da Silva lembrou que o processo de construção de estatísticas do setor cultural foi impulsionado em 2003, pela gestão do hoje extinto Ministério da Cultura. Segundo ela, na ocasião foram celebradas duas parcerias fundamentais, sendo uma com o IBGE e a outra com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), para desenvolver uma base de dados consistente e contínua de informações relacionados a cadeia produtiva do setor cultural.

Essa parceria, disse a deputada, foi importante para a “construção de indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento estratégico do setor, além de informações para análises setoriais mais aprofundadas com a finalidade de integrar os cadastros culturais e indicadores coletados nos municípios, estados e governo federal, gerando estatísticas da realidade cultural do país”.

Com informações da Agência Câmara.