Fernando Santana mostrou preocupação com casos de H1N1 no Cariri. Foto: ALECE

Durante seu discurso no primeiro expediente no Plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (07), o deputado estadual Fernando Santana (PT) afirmou que o secretário de Saúde do estado, Dr. Cabeto, garantiu que as cirurgias de alta complexidade voltarão a ser realizadas na região do Cariri.

“Tenho ouvido reclames sobre cirurgias de alta complexidade na região do Cariri. Então eu colhi as informações, as pessoas diziam que estavam precisando das cirurgias e elas não estavam acontecendo e a culpa seria da Secretaria de Saúde. Então eu fui à Secretaria de Saúde conversar com o secretário Dr. Cabeto e, evidentemente, querer entender o que estava acontecendo e, se fosse culpa do Estado, cobrar via nosso mandato que as cirurgias acontecessem. Então lá foi comprovado que não era culpa do estado, e sim uma burocracia entre o hospital que ganhou a licitação para fazer essas cirurgias de alta complexidade e uma secretaria de Saúde, que é quem recebe o recurso para repassá-lo”, explicou o parlamentar ao blog.

Segundo Santana, Dr. Cabeto prontamente reuniu-se com sua equipe e encontrou uma solução, garantindo que as cirurgias deverão a voltar a acontecer na região.

H1N1

Outro assunto tratado no Plenário pelo deputado foi a gripo H1N1. Segundo Santana, o Cariri já teve alguns óbitos por suspeita da doença nos últimos dias. “São 4 ou 5 óbitos, sendo 1 já comprovado que foi pela H1N1, os outros precisam ainda ser comprovados, porque as pessoas já falam em surto, mas para isso precisam que estes outros sejam confirmados”.

O parlamentar também cobrou da Secretaria de Saúde uma ação nesse assunto. “Nós cobramos do Dr. Cabeto uma ação enérgica e rápida, para que sejam ou não comprovados os casos, e que as vacinas, que já acabaram nos postos, possam retornar. Ele já solicitou mais vacinas ao Ministério da Saúde, para que as pessoas se vacinem e, consequentemente, sintam-se mais seguras”, garantiu o deputado ao blog.