Conversas do então juiz com o procurador da Lava-Jato foram publicadas na noite deste domingo. Imagem: Reprodução Facebook

Como outras personalidades da política nacional, o governador Camilo Santana comentou o noticiário  publicado pelo site The Intercept Brasil, sobre conversas particulares entre o ministro Sérgio Moro e o procurador da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, no curso das investigações e dos processos contra o ex-presidente Lula.

Camilo publicou em sua página no Facebook, na manhã desta segunda-feira (10).

“Muito grave e preocupante o teor revelado pelo site The Intercept sobre as investigações da Operação Lava Jato. Serei sempre um apoiador de todas as ações de combate à corrupção em qualquer esfera. Assim como defendo que toda e qualquer investigação deve ser feita com absoluta isenção e respeito às leis. Não se faz justiça com injustiça. O país exige uma explicação clara e rápida dos fatos”.

Ciro relembra críticas

Ciro também utilizou as redes sociais para comentar o assunto. Imagem: Reprodução Facebook

No final da manhã desta segunda-feira (10), o candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes, também pronunciou-se sobre o caso. Ele lembrou que sempre criticou o excesso de exposição das pessoas que comandavam a Operação Lava-Jato, e afirmou que não apenas o ex-presidente Lula poderá ser ‘beneficiado com o que está acontecendo’, citando os nomes de Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima e Antônio Palocci.

“Durante todo o desenrolar da operação Lava Jato sempre expus o que pensava de forma muito clara: o excesso de aplausos, as gravatinhas borboletas e, até, condenações sem provas objetivas, cobrariam seu preço. Também sempre deixei claro que o Brasil carecia de investigações e punições aos grandes saqueadores da nação. E alertei mais de uma vez: os erros, os desmandos, gerariam de um lado injustiças e, de outro, nulidades que garantiriam liberdade a culpados. Fui ainda mais específico, quando disse que cada um deveria voltar para sua “caixinha” para preservar as instituições brasileiras e restaurar o poder político”.

Prosseguindo, diz Ciro: “Por toda essa minha leitura, fui atacado por todos os lados, mas nunca deixei de me posicionar e defender o que penso, justamente por saber que um dia a história comprovaria o que vinha dizendo. Muitos vídeos meus estão sendo compartilhados nas redes mostrando isso. O que estamos vendo hoje é exatamente o que eu alertava. Isso não é ter bola de cristal, é conhecer a história brasileira. Se lembram da Satiagraha? Antes que as paixões contra ou a favor do ex-presidente Lula – o mais notável atingido pela Lava Jato – venham aqui defender cegamente seus interesses, lembrem-se de Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Palocci… todos esses poderão se beneficiar com o que está acontecendo. Por essa razão, espero que as instituições brasileiras funcionem: Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, STF e Congresso Nacional, devem se debruçar sobre o assunto, investigar e passar o Brasil a limpo”, disse Ciro.

O ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda incluiu ainda na postagem em suas redes sociais um vídeo com críticas à forma de agir de Sérgio Moro, e outros que compõem a Lava-Jato. Confira: