Deputado Fernando Santana /Foto: Blog do Edison Silva

A situação do polo calçadista do Cariri será discutida, amanhã (10), às 14 horas, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento atende a requerimentos dos deputados estaduais Fernando Santana (PT) e Nelinho (PSDB), através das Comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca.

Santana destaca que o polo é o maior produtor calçadista em volume de pares do País, porém foi duramente atingido pela crise econômica nacional e passa por uma onda de fechamento de empresas, gerando desemprego na região. “O objetivo da audiência é discutir medidas que venham amenizar a crise e impulsionar o setor, responsável por geração de emprego e renda na Região do Cariri”, afirma o petista.

Deputado Nelinho /Foto: Assembleia Legislativa

Segundo Nelinho, em 2014, o polo tinha 174 empresas calçadistas, mas, em 2017, o número caiu para 143 fabricantes. “O impacto na situação socioeconômica é imensamente negativo, pois, no mesmo período, o número de empregados no setor caiu de nove mil para 5.400, resultando num recuo de 40%, bem superior ao setor calçadista em geral”, conta o tucano.

Foram convidados para o debate o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de Desenvolvimento Social e Trabalho, a secretária da Fazenda e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, além de empresários do setor, o presidente do Polo Calçadista da Região do Cariri, bancos e lideranças políticas da região.