Para Roseno, lei cearense é exemplo para demais estados da União. Foto: Blog do Edison Silva

Diante da tentativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para derrubar no Supremo Tribunal Federal (STF) a Lei 16.820/2019 do Ceará, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos e a incorporação de mecanismos de controle vetorial por meio de dispersão por aeronave em todo o estado, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) vai, na quarta-feira (05), pessoalmente, até o STF para defender a lei. Ele tem uma audiência com a ministra Carmem Lúcia, relatora da ADI.

“Vou no STF conversar para defender a lei. É uma lei cearense, pioneira em todo o Brasil, uma lei que está sendo repetida como projeto em vários outros estados do país, o agronegócio está indo contra a lei, amanhã (quarta – 05) eu vou conversar com a ministra relatora”, disse ao blog o parlamentar autor da lei. A ministra Cármen Lúcia já requisitou informações sobre o assunto ao governador do Ceará e à Assembleia Legislativa do estado.

Dia do Meio Ambiente

Em seu discurso no primeiro expediente na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (04), Roseno lembrou que, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia cinco de junho, o Ceará ainda tem muito a evoluir no setor. Ele criticou o fato de que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) deve aprovar na quinta-feira (06), a construção de uma terceira usina termelétrica no estado. “Um dia depois do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que é um contrassenso gigantesco”, lamentou.