O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, Diretoria Adjunta Operacional (DAO) e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realiza, a partir desta segunda-feira (03), a Semana do Meio Ambiente, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho. O evento vai contar com palestras, audiência pública e campanhas de conscientização sobre a preservação ambiental e o consumo consciente. As programações seguem até sexta-feira (07).

O presidente da Assembleia, deputado estadual José Sarto (PDT), ressalta o esforço da Casa para desenvolver práticas sustentáveis na gestão, como a digitalização dos processos, utilização de papel reciclado, reaproveitamento de água e economia de energia. “Essa mobilização é uma forma de divulgar essas iniciativas e servir de exemplo para a sociedade”. Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, deputado Acrísio Sena (PT), ressalta a importância da mobilização do Poder Legislativo na promoção de atividades que busquem ampliar a conscientização da sociedade sobre os cuidados e preservação do meio ambiente.

“Vamos promover na Assembleia uma programação diversificada, abordando energias limpas, mudanças climáticas, legislação dos agrotóxicos no estado, desertificação e preservação do bioma caatinga, além de outros temas que são muito caros à sociedade”, afirma

Na segunda-feira, a partir das 9h30min, no Complexo de Comissões Técnicas, acontece a abertura da Semana do Meio Ambiente, com a palestra da professora Lamarka Lopes, da Universidade de Fortaleza (Unifor), com o tema “Impactos da Poluição Atmosférica na Saúde Humana”.

A programação conta com exposição de painéis sobre reaproveitamento de materiais, exposição da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e stand com orientações e dinâmicas sobre a transformação de resíduos, ao longo da semana.

A coordenadora suplente da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Luana Ponte, informa que será feita ainda a distribuição de mudas de plantas medicinais, conscientização do descarte correto e separação do lixo, além da demonstração da reutilização da borra de café como adubo.

“Durante a ação, a Assembleia também vai lançar uma campanha sobre a redução de copos descartáveis na Casa, com exposição de materiais e explanações”, assinala.

A programação da semana conta ainda com visita da Comissão do Meio Ambiente, na terça-feira (04), à Unidade de Conservação da Área de Preservação Santa Rosa, em Paracuru.

Na sexta-feira (05), à tarde, a audiência pública proposta pelo deputado Acrísio Sena vai debater a política estadual do meio ambiente e os mecanismos de consolidação da gestão ambiental. O debate vai contar com a participação do secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, entre outras autoridades, estudiosos e lideranças que atuam na área ambiental.

Com informações da Assembleia Legislativa.