Deputado Soldado Noélio. Foto: Assembleia Legislativa.

Em seu discurso pela ordem, na manhã desta quarta-feira (15), o deputado estadual Soldado Noélio (PROS) criticou o que chamou de “desencontro de informações” por parte do Governo Federal quanto aos cortes orçamentários no setor educacional, defendendo seu colega de partido, o deputado federal Capitão Wagner.

O parlamentar lembrou que votou em Bolsonaro, mas garantiu independência. “Votei no Bolsonaro porque entendi que era necessária uma ruptura. Mas não votei em troca de nada e tenho independência suficiente para dizer o que é bom, e o que é ruim. O governo acertou quando mandou um pacote anticrime, também é responsabilidade federal a queda na violência no país. Acertou também com a retirada da ‘indústria da multa’. Medidas acertadas que merecem nossos elogios”, citou.

Quanto ao ocorrido na última terça-feira (14), quando parlamentares (incluindo Capitão Wagner) afirmaram que Bolsonaro os garantiu que não haveria mais cortes na Educação, para em seguida o ministro da Educação, Abraham Weintraub dizer o contrário, Noélio chamou o caso de lamentável. “Já vi hoje mesmo uma matéria com dois deputados confirmando a fala do deputado Capitão Wagner, inclusive o Delegado Waldir, líder do partido do presidente (PSL) na Câmara. Se o governo disse e desdisse, poderia ter tido a hombridade de dizer que estavam avaliando a possibilidade, mas por conta do rombo do orçamento causado por governos anteriores, não foi possível. Mas vir a público manchar a reputação de um parlamentar como o Capitão Wagner, eu não admito”, criticou. “Capitão Wagner sempre teve postura coerente, equilibrada e firme”, concluiu o deputado.