Câmara e Assembleia discutem denúncias de repressão policial em audiência pública /Foto: Dário Gabriel

Denúncias de repressão policial a atividades culturais de jovens na periferia de Fortaleza serão levados ao comandante-geral da Polícia Militar na próxima sexta-feira (17).

A Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa se reúne, na próxima sexta-feira (17), com o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará, o coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos, para debater denúncias de repressão policial a atividades culturais de jovens nas periferias de Fortaleza.

A ação foi acertada ontem (10), durante audiência pública da Comissão para debater as denúncias de “Intervenções truculentas” por parte de policiais durante saraus e outras atividades culturais. A audiência foi realizada atendendo a um requerimento do deputado Elmano Freitas (PT), em conjunto com a Câmara Municipal de Fortaleza, através do mandato do vereador Ronivaldo Maia (PT).

Além do encontro com o comandante-geral da PMCE, o deputado afirmou ainda que irá levar as denúncias ao assessor especial de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, para discutir a regulamentação da ação das polícias em eventos culturais; e também à Secretaria de Cultura para debater a criação de um edital específico para as atividades culturais da juventude em espaços públicos.

O vereador Ronivaldo Maia também deverá levar o debate para além da Câmara e acionar outras entidades em nível municipal sobre a questão. “Jovens e artistas sofreram intervenções truculentas por estarem reunidos em atos musicais, precisamente na Cidade Jardim, no bairro José Walter, e no Conjunto Palmeiras, neste 13 de abril de 2019”, denunciou o petista ao requisitar a audiência conjunta.