Montagem: Blog do Edison Silva. Imagens/Pixabay.

Durante a sessão plenária desta sexta-feira (05), o deputado Fernando Santana (PT), que presidia a mesa, informou que o projeto de lei 85/2019, que propõe liberar e disciplinar o comércio e o consumo de bebidas de até 10% de teor alcoólico em estádios e arenas desportivas no Estado do Ceará, será colocado em pauta para votação dos parlamentares cearenses na próxima quinta-feira (09).

Será realizada ainda, no próximo dia sete de maio, uma audiência pública para novamente tratar do projeto. A pauta divide os parlamentares cearenses e setores da sociedade, seja contra ou a favor da medida.

O deputado Acrisio Sena (PT) afirmou ter convicção de que o álcool potencializa a violência. “Eu particularmente gosto de cerveja, não tenho como mentir, mas tenho plena convicção que o álcool potencializa a violência e, com certeza, em um espaço público que é marcado pela disputa, traz um componente muito preocupante. Então eu tenho uma visão que nós precisamos dosar isso, saber de que forma pode ser feita, mas acho que hoje a tese dos que lutam contra a liberação tem muitos argumentos”, disse o parlamentar, que ponderou não ter definido ainda o próprio voto.

“Eu ainda não defini meu voto, mas eu tenho algumas certezas. A Casa fez toda uma campanha de combate às drogas, ficaria para a população meio contraditório ter a liberação das bebidas”, acrescentou em conversa com o blog.

Ouça a fala do deputado Acrísio Sena.

Em defesa da liberação

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio César Filho (PPS), informou que liderança deixará livre a cada parlamentar para definir seu voto. “Primeiro, deixar claro que este não é um assunto de governo. É um assunto interno, da Casa, onde a liderança irá deixar a bancada que vote de acordo com as suas convicções, seus entendimentos e consciência”. disse.

O parlamentar mostrou-se a favor da liberação da cerveja nas praças esportivas cearenses. “Eu, particularmente, sou favorável, porque eu entendo que a venda de bebidas com baixo teor alcoólico, e aí se enquadra a cerveja, que será vendida durante os eventos esportivos nas arenas esportivas, não é só na Arena Castelão, como já é feito em outros equipamentos no próprio Estado do Ceará, ela possa ser regulamentada. E isso, eu entendo, como eu frequento estádio, que isso vai fazer com que o cidadão de bem, que chega cedo com a sua família, possa adentrar ao estádio gradativamente, e aí assistir o evento esportivo. Por quê? O que acontece hoje é que o cidadão fica bebendo na porta do estádio, nas barraquinhas ou no entorno, e quando falta 10 minutos vai entrar, aí é um tumulto muito grande. Isso, além da questão do tumulto em si, pessoas má intencionadas aproveitam para fazerem furtos”, explicou em conversa exclusiva com o blog.

O deputado afirmou que a liberação de bebidas não gerou aumento de violência em outras praças. “Conforme vários outros estados no Brasil, que aprovaram essa mesma lei, e não constataram um aumento de violência no estádio, então não vejo porque a gente não aprovar aqui, até porque a violência não é dentro do estádio. É fora, nos terminais, é na chegada no estádio, e aí existe todo um projeto de segurança para evitar esses focos de violência”, reiterou.

Para finalizar, o parlamentar fez uma provocação, acreditando que a maioria dos frequentadores de estádios sejam a favor da regulamentação. “A gente tem que ver realmente se o discurso daqueles que defendem o contrário, se realmente eles têm a vivência do estádio. Faça uma enquete com quem frequenta o estádio, para ver o que o povo acha. Eu tenho vários amigos que frequentam o estádio e veem que isso vem é regulamentar e favorecer ainda mais para que as pessoas entrem gradativamente, de forma ordeira, evitando tumultos e até assaltos ali no entorno do estádio”, concluiu.

Ouça a fala do deputado Júlio César Filho.

Enquete retirada do ar

O deputado Fernando Santana informou que a enquete sobre a matéria, presente no site da Assembleia Legislativa do Ceará, seria retirada do ar às 18h desta sexta-feira.

Nela, o cidadão podia opinar sobre o projeto, escolhendo se é a favor da liberação, contra ou ainda a opção ‘não sei’. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez e, para isso, terá que preencher nome completo, CPF, sexo, Estado, Cidade e se é frequentador de arenas esportivas.