Dep. Guilherme Landim /Foto: Edson Júnior Pio/ Assembleia Legislativa

Moradores da zona rural de municípios cearenses poderão ser beneficiados com Areninhas Rurais, construídas pelo Governo do Estado. A iniciativa é prevista no projeto de indicação 159/2019 de autoria do deputado estadual Guilherme Landim (PDT).

Segundo ele, as areninhas oferecem estrutura adequada para jovens e crianças se desenvolverem no esporte, evitando inclusive que elas sigam para o “mundo das drogas ou da criminalidade”. “Existe uma cobrança muito grande por parte das pessoas que moram na zona rural que não têm condições de se deslocar para a zona urbana e ter oportunidade de usufruir desse equipamento [Areninhas do Governo do Estado]”, afirmou o parlamentar.

Pelo projeto, as areninhas rurais serão construídas sob o formato de campos society: com gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acessibilidade, paisagismo e pavimentação. A iniciativa, para o deputado, “promove a inclusão social por meio da prática esportiva e lazer da comunidade rural, bem como assegura a democratização dos serviços públicos”.

Sinal de alerta

O deputado defende a implantação de areninhas na zona rural mesmo diante do cenário de atenção às contas públicas exposto pelo governador Camilo Santana (PT), em reunião com a bancada estadual realizada no último fim de semana.

“Nós não podemos, com as dificuldades financeiras que vivemos hoje, simplesmente achar que o esporte é uma área que tem que ser cortada, porque é menos importante que qualquer outra. Por exemplo, o problema da segurança pública do nosso País perpassa por várias áreas. E a oportunidade de esporte e lazer para os nossos jovens e crianças é fundamental nesse processo [de melhoria no setor]”, defende o parlamentar.

A proposta passará pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Cultura e Esportes; Trabalho, Administração e Serviços Públicos; Orçamento, Finanças e Tributação, até por fim, ser enviada ao Governador Camilo Santana para que este acate ou não o Projeto de Indicação. “Esperamos que o governador possa colocar esse projeto para frente e, na segunda etapa das Areninhas, possa contemplar distritos maiores nas zonas rurais dos municípios”, afirma o pedetista.