Governador Camilo Santana. Foto: Agência Brasil.

Como este blog já noticiou, o governador Camilo Santana vai conversar amanhã, segunda-feira (27) com os deputados estaduais cearenses que lhes prestam apoio no Legislativo cearense. A convocação, feita pessoalmente pelo secretário Nelson Martins, não antecipa a pauta, mas a expectativa é de que o governador fale sobre a situação fiscal do Estado do Ceará, anuncie algumas medidas de contenção de gastos que dependerão de aprovação da Assembleia, e peça que os aliados colaborem mais para permitir as votações, com tranquilidade, das proposições governamentais.

Na última quinta-feira (23), algumas matérias de interesse do Poder Executivo deixaram de ser votados pela falta de deputados governistas em plenário. O Governo conta com 38 deputados estaduais na sua base, contra apenas 8, e mesmo assim não consegue quórum para aprovar seus projetos. Antes da última quinta-feira, outro momento idêntico foi registrado. Os governistas faltaram no momento da deliberação.

Há insatisfação na base do Governo, mas esse tema não será tratado no encontro da segunda-feira. Essa realidade é tema para momentos individualizados. Amanhã (27), o governador deverá mesmo é enfatizar a crise fiscal, motivada pelo cenário nacional, impondo ao Estado uma série de medidas para reduzir e qualificar os seus gastos.