Foto: Érika Fonseca/CMFor

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) quer o aumento da fiscalização sobre a prática do abandono de animal e decidiu, em reunião, nesta terça-feira (21), por solicitar à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) a instalação de câmeras em locais de alto índice de abandono e maus-tratos de animais.

A presidente do colegiado, vereadora Cláudia Gomes (PTC) disse ter visitado, juntamente com outros membros da Frente, a Agefis para apresentar todas as leis aprovadas na Câmara relacionadas à proteção animal para que seja feita a fiscalização em “locais onde existem cuidados com animais, como os pet shop, e nos locais onde estão tendo abandono de animais”.

A iniciativa da Frente visa identificar as pessoas que estão cometendo o crime ao abandonar os animais, responsabilizá-los e inibir novas ações do tipo. A Frente ainda marcou para o próximo dia quatro de junho a data da visita da coordenadora especial de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, à Casa. Na ocasião, a secretária vai apresentar a prestação de contas a respeito dos serviços ofertados pelo órgão durante os 12 meses de funcionamento.

Participaram da reunião, além de Cláudia Gomes, os vereadores Márcio Martins (PROS), Larissa Gaspar (PPL) e Márcio Cruz (PSD).