Plenário da Assembleia Legislativa. Foto: Blog do Edison Silva.

Um pedido de votação nominal, por parte do deputado estadual Soldado Noélio (PROS), acabou por impedir a votação de uma série de projetos de lei pautados para esta sexta-feira (5). Dentre as matérias que o governo esperava aprovar, duas se destacam:

– A aprovação do Protocolo de Intenções Firmado Entre os Estados do Nordeste, para a Constituição de Consórcio Interestadual (Consórcio Nordeste) com o objetivo de Promover o Desenvolvimento Sustentável na Região Nordeste.
– A criação do Fundo Estadual do Trabalho (FET), que visa conseguir aporte federal para o Sine/IDT.

O quórum necessário de 24 deputados não foi atingido. Com apenas 22 parlamentares registrando votação das matérias, todos positivamente (inclusive o deputado Soldado Noélio, que solicitou a votação nominal), a votação ficou prejudicada. Seriam necessários ao menos 23 deputados votarem para que o quórum fosse atingido. Parlamentares da base governista criticaram o pedido de Noélio. O líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (PPS) afirmou que espera votar essas matérias na próxima semana, afirmando que ainda conversará com a presidência da Casa sobre a possibilidade de a votação acontecer já na terça-feira (7), ou no mais tardar na quinta (9).

Estiveram ausentes na votação de hoje os deputados: Daniel Oliveira, Aderlânia Noronha, Leonardo Pinheiro, Osmar Baquit, Romeu Aldigueri, André Fernandes, Antônio Granja, Apóstolo Luiz Henrique, Audic Mota, Bruno Pedrosa, Carlos Felipe, Dra.Silvana, Érika Amorim, Guilherme Landim, João Jaime, Lucílvio Girão, Manoel Duca, Nelinho, Renato Roseno, Salmito, Tin Gomes e Vitor Valim.