Foto: Pixabay

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (07) para discutir ações e projetos de informatização e integração de sistemas dos serviços de saúde no Brasil. O debate atende requerimento do deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Foram convidados para a audiência o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Moura Vilela; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira; e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro.

Economia de gastos
Ricardo barros, que foi ministro da Saúde entre 2016 e 2018, disse que durante a sua gestão foram apresentados projetos de informatização dos sistemas para integração de dados, controle para evitar repetição de consultas, exames e entregas de medicamentos com sistemas interligados nacionalmente, “a fim de gerar economia volumosa aos cofres públicos na ordem aproximada de R$ 20 bilhões, possibilitando o reinvestimento no próprio serviço de saúde pública”.

Mas, segundo ele, representações contra os processos licitatórios foram impetradas no TCU, paralisando as licitações e programas de informatização. “Mesmo com todo o esforço feito pelo governo federal e governos estaduais para melhorar o sistema público de saúde, há necessidade premente da informatização e integração dos dados dos serviços prestados, otimizando os recursos e oferecendo saúde de qualidade à população brasileira”, disse Barros.

Com informações da Agência Câmara.