Foto: PSDB

A convenção estadual do PSDB cearense, no fim da tarde desta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa Cearense, confirmou o nome do ex-senador Luiz Pontes, como presidente estadual da agremiação, sucedendo a Francini Guedes. Luiz já presidiu o partido em outras oportunidades, sempre convocado pelo senador Tasso Jereissati, a principal liderança da agremiação no Estado. A missão primeira, agora, no novo presidente é organizar a representação cearense que irá participar da convenção nacional do partido, em Brasília, sem data ainda definida, assim como mobilizar as lideranças municipais da agremiação com vistas as eleições municipais do próximo ano.

O diretório municipal de Fortaleza será presidido pelo ex-deputado estadual Carlos Matos, pretenso candidato a prefeito da Capital. Luiz Pontes tem como meta fazer com que nos principais municípios do Estado o partido tenha candidato a prefeito, e nos demais aliado a outras agremiações. De pronto ele já pretende organizar eventos que possibilitem um maior número de filiados, para permitir ter um bom número de candidatos às Câmaras Municipais. O senador Tasso Jereissati está comprometido com o projeto de Pontes, seu principal aliado dentro do partido no Ceará.

Hoje, é muito pequena a representação do PSDB nas casas legislativas e executivos dos municípios cearenses. Luiz Pontes com as filiações pretende ter um maior número de candidatos e consequentemente, logo depois um maior número de vereadores e prefeitos de modo a dar musculatura à agremiação para se preparar para a disputa estadual de 2020, apesar das incertezas quanto ao futuro comando nacional do tucanato, dado os avanços do governador de São Paulo, João Dória, em alguns momentos criando constrangimento para as tradicionais lideranças do PSDB.