Vereador Evaldo Lima quer apoio da CMFor para nomeação de Custódio de Almeida, eleito pela comunidade acadêmica para o cargo de reitor. Foto: Érila Fonseca / CMFor

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Informática e Inovação da Câmara Municipal de Fortaleza apresentará uma moção de apoio à nomeação do professor Custódio de Almeida como novo reitor da Universidade Federal do Ceará. O documento será enviado ao Ministério da Educação (MEC). Custódio, atual vice-reitor, foi eleito, ontem (9), pela comunidade acadêmica, com 7.772 dos 11.997 votos registrados.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Evaldo Lima (PCdoB), mesmo após a eleição, o processo de escolha do novo reitor da UFC ainda não está definido. O Conselho Universitário (Consuni) da universidade elaborará, através de votação secreta, a lista tríplice que será enviada ao MEC.

“O nosso apelo, que aqui eu quero apresentar aos demais membros da Comissão de Educação da Câmara Municipal, é que nós apresentemos aqui uma moção, um requerimento para que o MEC escolha, indique aquele que foi o mais votado pela comunidade acadêmica”, afirmou Evaldo, que recebeu o apoio do vereador Guilherme Sampaio (PT), vice-presidente do colegiado.

“Se fosse uma eleição convencional, o professor Custódio era o reitor eleito no primeiro turno, com larga maioria na frente de seus oponentes. E se fala que o presidente [Jair] Bolsonaro teria a coragem de não nomear os [reitores] mais votados”, afirmou Guilherme, considerando que a, não reconhecer a vitória de Custódio, seria uma característica de um “regime ditatorial, um regime autoritário”.