Fernando Santana acredita que estátua fomentará o turismo religioso no Cariri. Foto: ALECE

Segundo orador do primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Fernando Santana (PT) comunicou que o governador Camilo Santana autorizou a construção de uma estátua de Santo Antônio com 25 metros de altura, no Município de Barbalha, Região do Cariri, Sul do Estado.

Fernando afirmou que a estátua “fomentará o turismo, sobretudo o religioso, na região do Cariri, gerando emprego e renda e melhorando as condições da população’. Ele afirmou que se estima que somente Juazeiro do Norte recebe anualmente 1,5 milhão de romeiros. “Essa obra traz para o Cariri mais um grande equipamento, somando-se à estátua de Pe. Cícero em Juazeiro e à estátua de Nossa Senhora, no Crato; para impulsionar o roteiro turístico religioso da região”, acrescentou.

O deputado informou que, além da estátua de 25 metros de altura, o entorno do local até 10.000 m², com área de urbanização para missa, museu e estacionamento. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões. “A obra foi uma solicitação nossa, ouvindo as pessoas da região. O governador fez estudos de viabilidade e ontem já foram pagos os terrenos que foram desapropriados, no valor de R$ 710 mil”, informou.

Em aparte, o deputado Salmito Filho (PDT) lembrou que o turismo religioso é um vetor importantíssimo para a área do turismo. “Ganhará a população de Barbalha e a população do Cariri”, acrescentou. A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) destacou que há muitas famílias reunidas nos festejos de Santo Antonio, em Barbalha, que em 2019 iniciam-se no próximo dia dois de junho.