Deputado Queiroz Filho comanda a solenidade, substituindo o presidente Dr. José Sarto. Foto: ALECE

A Assembleia Legislativa do Ceará comemorou, na tarde desta quarta-feira (22) o centenário do eclipse solar que aconteceu em Sobral, onde fora comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, sobrepondo-se à teoria anterior de Isaac Newton, em vigor por cerca de dois séculos. A solenidade contou com a presença de diversos cientistas, além do prefeito da cidade de Sobral, Ivo Gomes. O eclipse ocorreu em 29 de maio de 1919, completando 100 anos na próxima semana.

Por uma impossibilidade de agenda, o presidente da Casa, Dr. José Sarto (PDT) fora substituído do comando da solenidade pelo deputado Queiroz Filho (PDT), que exemplifica uma área em que a teoria de Einstein tem influência direta, que é a utilização da orientação por GPS, tão comum nos dias atuais e presente em qualquer smartphone.

Queiroz destaca ainda a importância da valorização da ciência em uma época ‘em que se ameaça retirar recursos da ciência e tecnologia, que tem dado ao Estado do Ceará, por exemplo, a questão da utilização da pele da tilápia em curativos para queimados, uma ação realizada na Universidade Federal do Ceará e aplicada no IJF’, explicou o parlamentar ao blog.

Ouça a fala do deputado Queiroz Filho.