Por A. Capibaribe Neto – Especial para o Blog do Edison Silva.  –  Afeganistão: Os Rostos da Esperança

Os rostos da esperança do Afeganistão, esse país tão ferido pelas disputas e guerras que se sucedem, estão nos rostos dessas crianças, muitas delas órfãs, vítimas das atrocidades por conta dos interesses econômicos, políticos, do radicalismo religioso e da intolerância.  O Afeganistão possui uma geografia bonita, com vales e montanhas que no inverno se cobrem de neve e os campos, hoje com menos minas terrestres que já mutilaram adultos e crianças, aguarda o tempo em que os fuzis emudeçam de vez, a corrupção diminua e os altos muros de cimento sejam postos por terra para que essa nação desfrute de uma paz duradoura.
A beleza das mulheres jovens na sociedade afegã da atualidade, principalmente nas universidades, já pode ser admirada porque a imposição das burcas está diminuindo a cada dia e é possível constatar que, apesar da insegurança que ainda existe no país, as mulheres continuam vaidosas, concentrando sua beleza admirável nos rostos bem cuidados e maquiados.
Ter escolhido o Afeganistão como destino para viajar foi considerado uma loucura pela minha família e pelos amigos, mas encantei-me tanto pelo que vi fora de Cabul que retornei outra vez para viajar, mesmo enfrentando as estradas perigosas entre vales e subindo montanhas, para chegar às portas da mesquita mais bonita daquela região: a Mesquita Azul! Não está descartado a possibilidade de voltar ao país e visitar outra vez Katmandu, no Nepal. São essas as minhas loucuras.

 

Texto e Fotos: A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva