O deputado federal Dr. Jaziel Pereira (PR) cobrou um maior engajamento do governo Jair Bolsonaro (PSL) na aprovação da Reforma da Previdência, que tramita na Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, que visitou,nesta sexta-feira (17) a Assembleia Legislativa, o Palácio do Planalto apresenta problemas de articulação da base de apoio no Congresso Nacional.

“Eu votei no Bolsonaro, apoio o Bolsonaro, mas nesse quesito aí [articulação da base] há uma desorganização. E o presidente da República precisa chamar isso para si, assumir a responsabilidade, dizer: ‘vou querer aprovar essas reformas, principalmente a da Previdência'”, afirmou Jaziel.

Para o deputado federal, há uma resistência do Planalto em abrir diálogo com o Congresso devido a um entendimento equivocado sobre o governo de coalizão. “Você não pode confundir o governo de coalizão com roubo, com sem-vergonhice, com falcatrua. Mas esse é o entendimento que há. Então, o Bolsonaro precisa entender que ele precisa fazer o Brasil tocar, porque ele é o presidente da República e, se não der certo agora, o País vai ficar muitas vezes pior”, afirmou.

O deputado ainda criticou os ataques da equipe do governo e aliados aos parlamentares. “Quando se bota o Congresso contra a população, se comete um grande erro, porque, na realidade, é ali, no Congresso, que se decide as coisas. Então, precisa ter alguém ali que faça o trabalho junto com o presidente”, afirmou.

Derrota no Congresso

Jaziel comentou ainda a recente derrota do Planalto na Câmara dos Deputados, que aprovou, na última terça-feira (14), por 307 votos a 82, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos sobre o bloqueio de verbas para a educação.

Para o deputado, a derrota é uma prova de que o Planalto “não está trabalhando bem com o Congresso. Se tivesse trabalhando bem, não teria derrota, teria avançado. Tem que trabalhar bem, porque o governo Bolsonaro tem realmente uma estrada aberta, o que está faltando é um entendimento com o Congresso. Sem entendimento, não vai dar certo. O que falta é articulação”, encerrou Jaziel,