Vereador Dr. Eron. Foto: Câmara Municipal.

O vereador Dr. Eron (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta quarta-feira (24), para defender a criação de Conselhos Gestores das praças municipais, assim como a participação da sociedade civil na gestão desses espaços.

“Queria aqui publicizar um projeto de indicação que trata da gestão compartilhada das praças públicas. Presenciei a entrega da nova praça da Cagece, a Delmiro Gouveia, que conta agora com um parque de recreação para crianças, academia para idosos, quadra de vôlei, de futebol e um espaço para o pequeno empreendedor ter uma renda familiar”, disse o parlamentar.

Pelo projeto, o Conselho será composto por seis representantes da sociedade civil, um prestador de serviço lotado na praça, um representante da Câmara e oito representantes do Poder Executivo. “Vamos começar esse projeto-piloto no Jardim América, fazendo um processo de conscientização para que a comunidade cuide da praça de forma ordenada”

Entre as atribuições dos membros do Conselho, estão: propor estratégias visando à integração das praças a projetos intersetoriais da Cidade; analisar denúncias, propostas e queixas encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade social; e articular a população do entorno para promover debate e elaborar propostas sobre as questões ambientais locais, em consonância com as diretrizes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.