A.Capibaribe Neto – Especial para o Blog do Edison Silva – Uma ponte fantástica Liga Macau à China.

Da colônia portuguesa que foi, encravada na China, quatrocentos anos atrás, pouco restou de Macau, afora algumas construções e a simbólica fachada da Catedral de São Paulo, a Pataca – moeda oficial, nomes das ruas e os avisos, colocados em chinês e português, Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999, sendo a outra Hong Kong. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerado o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na Ásia, com uma população de 622.567 (2017) , segundo o Banco Mundial. O ar colonial de Macau faz dela uma cidade única na China.

Cedida por Portugal em 1999, Macau se tornou a capital do jogo, onde mais de 85% dos frequentadores são – imaginem, chineses milionários, que arriscam verdadeiras fortunas nos cassinos, cópias fiéis de Las Vegas, como o Bellagio, tipo aposta de 500 mil dólares, para começar. As histórias de quem perdeu seus bilhões e dos suicídios famosos só perdem para aquelas dos poucos donos de Macau, como o astro de cinema, Charlie Sheen, hoje não muito querido.

O aeroporto de Macau registou em 2018 um recorde de 8,26 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2017. Atualmente existem 27 companhias aéreas a operar no aeroporto.

Ponte foi entregue em 2016.

Macau está ligado às China, através de uma mega ponte, considerada uma das maravilhas do mundo. Os números impressionam: são 54 km de extensão. Esse é o tamanho do total da ponte, que liga Zhuhai a Macau e Hong Kong, que são três grandes cidades do Delta do Rio das Pérolas, na China. A ponte tem o formato “Y” e parte mais comprida é de 29,6 km e permite uma velocidade máxima nas vias de 100 km/h.

A ponte consumiu 400 mil toneladas de aço, que segundo o site britânico Telegraph, equivale a 60 vezes o aço usado para construir a Torre Eiffel. As ilhas artificiais que ficam nas extremidades dos túneis submersos no mar, contam com 120 cilindros de aço gigantes, com altura de um prédio de 18 andares. Cada cilindro pesa 550 toneladas e suporta terremoto de magnitude oito, um super-tufão ou ao choque de um navio com 300 mil toneladas de carga. A ponte consumiu três anos de trabalho só para asfaltar. A proposta é que a estrutura fosse entregue em 2016, mas o governo chinês a entregou somente no final de 2017. Com a sua construção, o tempo de viagem entre Macau e Hong Kong que era de três horas, foi reduzido para meia hora. Tudo isso ao custo de 58 bilhões de dólares.

Texto e Fotos : A.Capibaribe Neto