Foto: Paulo Rocha/ Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa celebrou, nesta segunda-feira (08), os 13 anos da TV Assembleia. O evento contou com a presença do primeiro secretário da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que destacou a importância da emissora para a democratização do acesso à informação e para a transparência do Legislativo. “É uma ferramenta muito importante, pois passa para o povo cearense tudo o que ocorre aqui dentro da Assembleia, dando transparência às ações parlamentares”, ressaltou.

Evandro destacou ainda que a emissora assume, além do papel institucional, uma missão educacional, devido à sua “grade extensa e plural”. O parlamentar, que representou o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), na festividade, disse ainda que a TV deverá ser fortalecida na gestão do pedetista.

O diretor da TV Assembleia, Renato Borges, disse que a data deve ser comemorada, tendo em vista o papel que a TV Assembleia tem na sociedade, “estreitando os laços entre a população e o Legislativo cearense. “Nem todo cidadão tem a disponibilidade de frequentar a Assembleia, e a TV consegue fazer esse elo. São 13 anos de muita evolução”, pontuou.

O diretor informou que há um estudo para a inclusão de novos programas na grade de programação, e a emissora deve receber novos equipamentos. “Tudo isso para manter e, se possível, elevar a qualidade da televisão, seja no aspecto tecnológico ou de conteúdo”, adiantou.

O coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Daniel Aderaldo, afirmou que a TV Assembleia vai além da missão de fazer comunicação pública, dando não só visibilidade aos projetos, discursos dos deputados e ao trabalho das comissões técnicas, mas produzindo conteúdo de qualidade.

“A emissora já recebeu premiações estaduais e nacionais, consolidando-se como uma grande produtora de conteúdo, refletindo como é o Parlamento e a pluralidade que vivenciamos na cultura cearense. A diversidade do nosso Estado está bem representada na programação da TV Assembleia”, avaliou.

Presente desde a implantação da TV, a chefe de redação da TV Assembleia, Suely Frota, lembrou que a emissora foi aos poucos se consolidando e ganhando espaço na imprensa cearense. “Hoje é um veículo reconhecido e que tem um papel muito importante na transparência das atividades do Poder Legislativo, bem como das ações parlamentares. É um momento de reafirmação do papel importante que ela tem diante da sociedade”, ressaltou.

Inaugurada oficialmente no dia 7 de abril de 2006, Dia do Jornalista, e data em que também foram comemorados os 171 anos da instalação da Assembleia da Província do Ceará, a TV Assembleia é mais um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade.