Foto: Pixabay.

Durante seu pronunciamento no primeiro expediente da manhã desta terça-feira (30), a deputada estadual Dra. Silvana (PR) informou que os deputados integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará (por ela presidida) serão recebidos no Tribunal de Justiça, pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, para tratar de dois assuntos: a grave crise do Hospital Batista, que tem uma liminar dificultando a renovação do contrato entre a instituição e a Prefeitura de Fortaleza, além do caso de judicialização da saúde, temática do discurso da parlamentar na sessão de hoje.

Na semana passada, em outro pronunciamento, registrado neste blog, a deputada criticou a demora no atendimento do pedido de audiência, enfatizando o encontro que os deputado tiveram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edilberto Pontes, sobre a questão do Hospital Batista. Hoje, como no discurso anterior, a deputada recebeu a solidariedade de vários dos colegas deputados, notadamente os médicos. O Hospital Batista tem uma estrutura pronta para atender dezenas de pacientes nas mais variadas especialidades médicas.

Na busca de uma solução para o Hospital Batista, os deputados chegaram a sugerir algumas alternativas de ajuda, inclusive com a designação de recursos de suas emendas parlamentares diretamente ao hospital, o que hoje não é possível devido a municipalização da saúde. Falaram até na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para a questão.