Deputado Heitor Férrer. Foto: Agência Assembleia.

O deputado Heitor Férrer (SD), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (16), falou sobre a diminuição de voos internacionais nos aeroportos cearenses. O parlamentar lembrou que, ainda na legislação passada, fora aprovado na Casa a doação de R$ 100 milhões por parte do Governo do Estado para que empresas aéreas viessem para o Estado.

Férrer lembrou ainda que a contrapartida exigida na época seria uma quantidade mínima de 50 voos diários para o Estado, sendo pelo menos dois para o aeroporto da cidade de Juazeiro do Norte. No entanto, ainda segundo o parlamentar, meses depois o governador Camilo Santana retirou essa obrigação para as empresas aéreas. O deputado afirmou que irá fazer requerimento para saber se fora feita a doação de algum desses valores prometidos por parte do governo estadual, aproveitando para criticar a atitude.

“Quem define os voos é o mercado, não decretos ou leis. Esse sonho de se colocar no mundo turístico através desses R$ 100 milhões, desmontou-se, desmoronou”, disse Férrer, destacando a manchete de um jornal local que dizia que o Ceará perdeu cerca de 40% de seus voos internacionais. “Essa é a realidade, voo direto para Orlando? Não tem mais. Panamá? Da mesma forma, assim como Madri e Frankfurt, por exemplo. “Não se pode fazer gracinhas com o dinheiro público para ficar a mercê do mercado”, concluiu.

O deputado Evandro Leitão (PDT) rebateu as críticas,  defendendo as medidas e ressaltando que o Estado ainda tem diversos voos garantidos, inclusive citando que a empresa Latam ainda opera diversos voos diariamente para os aeroportos cearenses.