Deputado Salmito Filho (Foto: Assembleia Legislativa)

O atual presidente da Câmara, vereador Antonio Henrique (PDT), adiantou na última semana que a Casa está trabalhando para publicar o edital de concurso público em, no máximo, 90 dias. Uma comissão técnica foi formada e está encaminhando os processos administrativos necessários para definir número de vagas e cargos.

O deputado Salmito (PDT), presidente da Câmara para o biênio 2015-2016, informou que o processo para o concurso teve início ainda na sua gestão, que tratou, inclusive, da contratação do instituto que aplicará as provas.

“Eu me empenhei em montar uma comissão, em procurar a instituição mais séria do Brasil para executar o concurso público. Essa instituição, CESPE, é quem faz, por exemplo, o concurso público do Ministério Federal, da Magistratura Federal e da Receita Federal. Na época, enfrentamos um ano eleitoral, que a própria legislação proíbe, então preparamos e deixamos tudo bem encaminhado. E eu desejo que a Câmara Municipal de Fortaleza faça um concurso sério, para que dê mais um bom exemplo, dentre outros bons exemplos que a Câmara tem dado ao longo da sua história e continua a fazer com a atual mesa diretora”, disse Salmito.

O deputado Acrísio Sena (PT), também ex-presidente da Câmara, reforçou a importância de um concurso público para a Casa. “É importante para ter quadros profissionalizados dentro da Casa, não terceirizados e nem cargos comissionados. Vamos ter cargos estatutários, podemos assim dizer, o que fortalece a imagem da Casa, dá mais transparência e nós vamos ter profissionais de carreira. Os vereadores passam e os servidores ficam, a política pública não pode parar”, definiu o petista.

Foi recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará a formação de quadro fixo na Câmara Municipal de Fortaleza, que nunca teve um concurso público.

Com informações da Assembleia Legislativa.