Plenário da Assembleia. Foto: Blog do Edison Silva

A sessão ordinária desta terça-feira (02) da Assembleia Legislativa cearense registrou, por conta da briga pública entre o general Guilherme Teophilo, Secretário Nacional de Segurança, ligado ao Ministério da Justiça, e o Secretário de Segurança do Ceará, André Costa, em razão de uma possível instalação, no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, de projeto piloto de políticas públicas de Segurança, um intenso debate entre governistas e oposicionistas, afetando, inclusive, o estado de saúde da deputada Fernanda Pessoa.

Vários deputados trataram do assunto, começando pelo dois representantes de Maracanaú, Júlio Cesar, líder do Governo, e a deputada Fernanda Pessoa, oposição. No fim de semana o general Teophilo deu declarações responsabilizando o governador Camilo Santana, pela não instalação do projeto em Maracanaú.

O Secretário André Costa respondeu dizendo que o general estava mentindo, pois oficialmente o Estado do Ceará não havia sido chamado a discutir o projeto citado por Teophilo. Ontem, o general sem citar o nome de Costa, o chamou de “ninguém”, tendo sido ele o representante do Estado que participou de uma reunião sobre o tema.
Dentre os deputados que falaram sobre o problema, na sessão da Assembleia, o deputado Heitor Férrer, disse ser essa discussão entre os dois agentes públicos “beicinhos de vaidades” e que na verdade, sobre a questão, alguém está mentindo.

Deputado Julio César Foto: Assembleia Legislativa

O deputado Julio César condenou a atuação do general, afirmando que ele não participou da reunião de apresentação do plano no Ceará. Os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) que vieram em seu lugar não protocolaram nenhum documento que oficializasse a participação do Ceará”.

“Ele foi injusto em suas palavras e, no mínimo, não lutou pelo seu Estado natal. Ele, como responsável pelo programa, visitou dois estados e não foi a Maracanaú, e ainda afirmou que o Ceará não cumpriu o protocolo. Que protocolo? Não existe nenhum documento que formalize algo, apenas palavras ao vento”, afirmou.

Pressão altíssima

Deputada Fernanda Pessoa. Foto: Assembleia Legislativa

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB), a segunda a tratar do assunto no plenário da Assembleia, lamentou a exclusão de Maracanaú do Plano Nacional de Enfrentamento aos Crimes Violentos. Segundo ela, o Município havia sido um dos cinco escolhidos para se tornar modelo no combate à violência e no enfrentamento à criminalidade.
Fernanda Pessoa destacou que o Plano tinha como objetivo, em curto, médio e em longo prazo, diminuir os índices de violência na cidade. “O objetivo era reduzir de forma expressiva os indicadores de criminalidade violenta no território, especialmente de homicídio, feminicídio e roubos. Esse plano contaria com ações bem definidas e os recursos humanos, materiais e financeiros seriam alocados, tendo início no dia 1 de junho de 2019 e finalizando em 31 de dezembro de 2022”, revelou.

Deputada é levada para atendimento médico. Foto: Blog do Edison Silva.

A deputada explicou que seriam destinados R$ 24.914.487,62 para implantação do projeto piloto em Maracanaú. Fernanda Pessoa ainda justificou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a população e os índices de violência foram os critérios que resultaram na escolha da cidade.

Ela não chegou a concluir o pronunciamento. Parou subitamente levando a mão à cabeça quando foi socorrida pelo deputado Guilherme Landim e pela deputada Silvana Oliveira, com quem saiu do plenário para ser medicada. Submeteu-se a um eletrocardiograma e teve ser levada ao Hospital São Carlos onde recebeu os cuidados do Secretário de Saúde do Estado, dr. Cabeto, enquanto a sessão prosseguia, tendo a discussão entre o general e o secretário como o centro dos debates.