Alcolumbre espera ampliação da Frente Parlamentar para Norte/Nordeste - Blog Edison Silva

Alcolumbre espera ampliação da Frente Parlamentar para Norte/Nordeste

Alcolumbre recebe parlamentares cearenses. Foto: Assessoria de Imprensa do Deputado Acrísio Sena.

Na reunião com a Comissão de parlamentares nordestinos que ocorreu na tarde desta terça-feira (16),  o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), propôs a ampliação da Frente para Norte e Nordeste, tendo em vista que há pautas comuns às duas regiões, pois há preocupação em relação ao destino do BASA e da SUDAM.

Ele recebeu a bancada do Ceará, composta pelos deputados estaduais Acrísio Sena (PT), Walter Cavalcante (MDB) e Daniel Oliveira (MDB), além dos deputados federais Moses Rodrigues (MDB) e Roberto Pessoa (MDB), que entregou a Pauta de Reivindicações também ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Entre as pautas destaque para a defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Alcolumbre se comprometeu em levar o assunto aos demais senadores e contribuir com as demandas do Nordeste, como a articulação do Pacto Federativo e a defesa da manutenção dos órgãos regionais, tais como BNB, DNOCS e SUDENE.

“Fomos muito bem recebidos pelo presidente do Senado, que demonstrou total interesse, até mesmo de expandir a frente nordestina em defesa do Banco do Nordeste para uma Frente Norte/Nordeste. Davi Alcolumbre é do Norte, do estado do Amapá. E obviamente trouxe a certeza de que temos um aliado em defesa das instituições nordestinas, como o Banco do Nordeste”, afirmou o deputado Danniel Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste (BNB) da AL.

Segundo o parlamentar, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não demonstrou interesse pelas reivindicações dos deputados. “Recebeu, ouviu e não demonstrou apoio à base nordestina, o que nos trouxe muita preocupação. Isso demonstra que nós temos que manter essa base unida, fortalecendo e ampliando para o Norte também”, relatou Danniel.

Para o deputado Acrísio Sena (PT), a perspectiva de ações em defesa do BNB e outros órgãos, como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), foi ampliada.

“A frente só do Nordeste foi ampliada para o Norte/Nordeste. Continua a luta em defesa do Sudene, BNB e do Dnocs e a articulação do parlamento do Nordeste continua e, em abril e no mês de maio, estaremos na Bahia. No nosso entendimento, há três pontos pacificados: a não desconstitucionalização, a preservação do BPC e a revisão do tratamento dado aos trabalhadores rurais”, adiantou Acrísio.

O deputado Walter Cavalcante ressaltou que a frente vai ser expandida junto a parlamentares da região Norte do País. “Nós vamos aumentar essa frente incluindo o Norte. Então ficamos mais fortes para manter os órgãos já existentes, e também fortalecer não só o Banco do Nordeste, como também o Banco da Amazônia”, frisou.

Também participaram do encontro os presidentes das assembleias legislativas do Maranhão, Othelino Neto; do Piauí, Themístocles Filho; de Sergipe, Luciano Bispo, e da Bahia, Nelson Leal.

Com informações da Agência Assembleia.

Deixe uma resposta