Senador Plínio Valério espera um diagnóstico sobre o impacto fiscal decorrentes das mudanças previstas na reforma da Previdência. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) fará na próxima terça-feira (19) uma audiência pública para entender os impactos fiscais da Reforma da Previdência (PEC 6/2019), atualmente em análise na Câmara dos Deputados.

Nesta terça (12), o colegiado aprovou requerimento do senador Plínio Valerio (PSDB-AM), que sugere que sejam convidados o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente, Felipe Salto, e o economista Paulo Tafner. Os senadores também esperam a presença do ex-ministro da Previdência e ex-senador José Pimentel e do consultor legislativo do Senado Pedro Nery.

“O principal objetivo desta audiência pública é fazer um diagnóstico amplo, com estimativas de impacto fiscal decorrentes das mudanças previstas pela proposta”, justificou Plínio.

Conforme entendimento durante a reunião, outros debates sobre o tema deverão ser realizados antes da chegada da PEC ao Senado. O presidente da CAE, senador Omar Aziz (PSD-AM), avalia que as audiências poderão ajudar a chegar a um denominador comum em relação aos pontos mais polêmicos da proposta. “Todos são favoráveis à reforma, mas cada um tem uma proposta. Não seria um debate a favor ou contra, seria um debate sobre os pontos divergentes”, avaliou.

Com informações da Agência Senado.