Vereador Evaldo Lima. Foto: Câmara Municipal.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) anunciou, nesta terça-feira (12), na tribuna da Câmara Municipal, a realização do II Congresso Nacional Extraordinário do PCdoB, que será realizado em São Paulo, quando será confirmada a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O PPL não atingiu a percentagem de votos estipulada pela cláusula barreira e 2018.

Os três vereadores filiados ao PPL, na Câmara, no entanto, não estão empolgados com a mudança. Larissa Gaspar e Gardel Rolim explicam que ainda estão analisando a possibilidade de filiação a outros partidos, que não o PCdoB. Os parlamentares tem até seis meses antes das eleições de 2020 para decidirem o destino de seus mandatos. Larissa está dando atenção a assuntos mais imediatos de seu mandato; Rolim deverá se reunir com seu grupo político sobre a situação.

Já o líder do governo na Casa, Ésio Feitosa, descartou a possibilidade de acompanhar o PPL e filiar-se ao PCdoB. O parlamentar espera uma decisão da Justiça Eleitoral sobre a sua desfiliação da sigla para migrar para outra agremiação.