Deputado espera sensibilizar presidente Bolsonaro. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Walter Cavalcante (MDB) protocolou, nesta sexta-feira (01), na Assembleia Legislativa, uma solicitação para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Segundo o parlamentar, o órgão corre o risco de ser fundido à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

“O Dnocs é uma instituição centenária que vem cuidando bem do semiárido do Nordeste, vem lutando para que não haja escassez de água, fazendo açudes, barragens, cavando poços. Então, nós não queremos que ele seja fundido com a Codevasf”, explica Cavalcante que destacou ainda a importância de o assunto ser levado à bancada federal do Ceará e aos deputados estaduais do Nordeste. “Esse documento nós vamos aprovar aqui na Assembleia e vamos mandar para todos os deputados estaduais e governadores do Nordeste e de Minas Gerais. É importante que o documento saia dessa Casa o mais rápido possível, para sensibilizar o nosso presidente da República, para ele ver que o Dnocs tem a sua função e que ele poderá crescer cada vez mais”, salientou.

Na Assembleia, a iniciativa contou com o apoio de 42 deputados, faltando apenas os deputados Érika Amorim (PSD), que está licenciada, Bruno Gonçalves (PR), Fernando Santana (PT) e Nelinho (PSDB). “Não tem diferença de partido político nessa questão, pois estamos conscientes de que o importante aqui é a utilidade do Dnocs para o povo cearense”, concluiu Walter Cavalcante.