Terminais podem oferecer outros serviços à população. Foto: Prefeitura de Fortaleza.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de indicação de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que autoriza a Prefeitura de Fortaleza a implantar salas de cinema nos terminais de ônibus da Capital. “Nós temos conversado com a Secretaria de Cultura [Secultfor], com a Etufor [Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza] e com o próprio prefeito Roberto Cláudio a respeito da viabilidade da instalação desse projeto. Os terminais são pontos de passagem, de pressa, da velocidade, da modernidade, do trânsito das pessoas. Nós acreditamos que também podem ser pontos de acesso à cultura, de acesso ao lazer”, afirmou Evaldo.

O vereador destaca, no projeto, que a Prefeitura já decidiu realizar parcerias público-privadas envolvendo o Poder Público Municipal e empresas particulares para viabilizar a exploração imobiliária das áreas disponíveis nos terminais, através de escritórios, clínicas, faculdades e lojas, gerando receita para o município. O projeto, então, poderia seguir o mesmo caminho. “Um dos aspectos do projeto é que o acesso a essas salas de cinema seja a um preço muito módico ou gratuito. É uma forma de possibilitar o acesso à arte e à cultura e, ao mesmo tempo, da difusão da produção cinematográfica local, nacional, mas especialmente de qualidade”, defende Evaldo.

Além da Secultfor e da Etufor, o vereador apontou ainda a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de formação e produção audiovisual, a Secretaria de Cultura do Ceará e o Cineteatro São Luiz como possíveis parceiros do projeto, que deverá priorizar, nas exibições, a produção audiovisual local e nacional. Evaldo afirma ainda que os sete terminais de Fortaleza seriam contemplados com a iniciativa, “de cinema, com telão, com ar condicionado, com cadeiras acolchoadas, enfim, um espaço e fruição de lazer e acesso a arte e a cultura”.