Salmito apresenta proposta de criação de Comissão Especial. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado Salmito (PDT) quer instalar, na Assembleia Legislativa cearense,  uma Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões e Planejamento do Estado. Ele apresentou o requerimento para tal na sessão ordinária desta quinta-feira, quando fez um pronunciamento destacando a política de investimentos e fortalecimento das regiões do Ceará,  nas últimas gestões do Governo do Estado.

Segundo Salmito, a continuidade dessa política de fomento aos municípios das 14 regiões do Estado gera ganhos para todos. “A população ganha porque passa a contar com equipamentos regionais de qualidade, os quais, se tivessem sido pensados 50 anos atrás, nos permitiriam uma outra perspectiva de desenvolvimento, além da economia de recursos públicos que essa política proporciona”. Para ele,”fortalecer cada região cearense é fortalecer uma cultura política institucional que envolve todos os gestores públicos municipais”.

Seminário 


Por iniciativa de Salmito,  em parceria com a Secretaria das Cidades, a Assembleia Legislativa cearense  vai reunir vereadores e presidentes das Câmaras dos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de demais lideranças, para um seminário, dia 25, no auditório do complexo das Comissões Técnicas da AL, às 9h. O tema a ser discutido será A Governança Interfederativa e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMF.
“Estamos iniciando esse debate de planejamento e articulação regional porque os interesses da população de um município são, muitas vezes, intermunicipais”, ressalta o deputado. Para ele, essa discussão é importante porque, no Ceará, a Secretaria das Cidades está nos momentos finais da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que  envolve a participação das gestões municipais e da população desses 19 municípios da Grande Fortaleza.
Segundo o parlamentar, faz-se necessário apresentar à sociedade cearense, por meio de seu legislativo estadual, os desafios enfrentados até o momento e os que se seguirão, como estratégia de ampliação do apoio da opinião pública sobre o tema no Estado. O PDUI é, de acordo com o referido instrumento legal, o definidor das diretrizes de políticas públicas que deverão ser aplicadas aos diferentes contextos metropolitanos brasileiros.