Foto: J.Batista/Câmara dos Deputados

Pela terceira vez consecutiva, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai ocupar a Presidência da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito em primeiro turno para o biênio 2019-2020, com 334 votos.

Rodrigo Maia derrotou outros seis candidatos que concorreram como avulsos: Fábio Ramalho (MDB-MG), que teve 66 votos; Marcelo Freixo (Psol-RJ), com 50 votos; JHC (PSB-AL), com 30 votos; Marcel Van Hattem (Novo-RS), com 23 votos; Ricardo Barros (PP-PR), com quatro votos; e General Peternelli (PSL-SP), com dois votos.

Maia foi candidato oficial do bloco PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC e PMN.

Eleições no Senado.

O Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que presidia, na noite desta sexta-feira (01) a sessão de votação para a Presidência do Senado, atendendo a requerimento do senador cearense Cid Gomes (PDT), suspende reunião de eleição do novo presidente do Senado, marcando para às 11h de sábado (02) a reabertura dos trabalhos sob o comando do senador José Maranhão (MDB-PB).

Havia um questionamento, dos senadores ligados ao candidato à Renan Calheiros sobre a legitimidade de Alcolumbre presidir os trabalhos, sobretudo após ter colocado em votação se a escolha do presidente seria com voto aberto ou fechado (como prevê o Regimento Interno). No total, 50 senadores votaram a favor do voto aberto e dois foram contrários.