Cid Gomes assume mandato como senador da república. Foto: Agência Senado.

O governador Camilo Santana foi à solenidade de posse dos deputados estaduais cearenses, na manhã desta sexta-feira (01), primeiro de fevereiro, prestigiar o Parlamento. Ele foi chamado para compor a mesa dirigente dos trabalhos, assistiu o momento do compromisso dos deputados, saindo de imediato, como todos os demais parentes e amigos dos deputados, tendo em vista a realização da votação para a eleição dos novos dirigentes do Poder Legislativo estadual.

Logo depois, acompanhado do deputado José Sarto, já empossado como novo presidente da Assembleia Legislativa, o governador foi para Brasília, onde prestigiaria, a posse do senador Cid Gomes, a quem sucedeu no Governo do Estado, após a eleição de 2014. Em Brasília, desde ontem, como registrou este blog, já estava o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Os cearenses ligados ao Governo do Estado, à noite, logo após a eleição dos novos dirigentes do Senado, participariam de um jantar com Cid e outros integrantes da bancada federal cearense.

Hoje, a bancada federal cearense no Senado da República é composta por Tasso Jereissati (PSDB), eleito em 2014, e por Eduardo Girão, eleito pelo PROS e por Cid Gomes (PDT), vitoriosos no pleito de 2018. No Senado Federal a representação dos três senadores de cada Estado acontece alternadamente. Num pleito é eleito um terço dos senadores, 27 no total, e na eleição seguinte, como aconteceu no ano passado, dois terços da composição da Casa, no caso 54 senadores.