No primeiro dia útil após o encerramento do seu primeiro e único mandato de senador da República, José Barroso Pimentel teve o seu pedido de aposentadoria parlamentar publicado no Diário Oficial da União, na Seção 2, página 74, com proventos correspondentes a 24/35 avos do subsídio parlamentar. Um senador ganha aproximadamente R$ 35 mil por mês, o que significa que José Pimentel vai receber, mensalmente e até o fim da vida, pouco mais de R$ 20 mil por mês, além de direito a majoração quando os subsídios dos senadores forem aumentados.

José Pimentel é piauiense, mas fez carreira política no Ceará, filiado ao PT dentro do Sindicato dos Bancários. Ele foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos até chegar ao Senado em 2011, posto ter sido eleito em 2010, juntamente com o ex-senador Eunício Oliveira, na chapa liderada por Cid Gomes, eleito governador à época.

Na mesma edição do Diário Oficial da União que publica a aposentadoria de José Pimentel, registra a de outros ex-senadores, todos derrotados nas eleições do ano passado:Armando Monteiro, Romero Jucá, Edison Lobão e Agripino Maia.

Leia o ato de aposentadoria do ex-senador Pimentel 

A DIRETORA-GERAL DO SENADO FEDERAL, no uso da delegação de competência estabelecida no Ato do Presidente nº 111, de 2011, e, considerando que os requisitos para aposentadoria foram preenchidos de acordo com a manifestação da Secretaria de Gestão de Pessoas no processo nº 00200.020266/2018-50, resolve:

Nº 1.316 – conceder aposentadoria proporcional ao ex-Senador JOSÉ BARROSO PIMENTEL, matrícula nº 234300, nos termos do artigo , inciso II, alínea b, e seus §§ 1º e , da Lei nº 9.506/1997, com proventos correspondentes a 24/35 (vinte e quatro trinta e cinco avos) do subsídio parlamentar.