Deputados não eleitos devem focar candidatura à Câmara Municiapal. Foto: Câmara Municipal.

Estão na relação de candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza os ex-deputados federais Ronaldo Martins, Gorete Pereira e Cabo Sabino. Os três não conseguiram ser reeleitos, no último pleito, mas estão determinados a continuar fazendo política. Ronaldo e Gorete já foram vereadores de Fortaleza.

As eleições municipais do próximo ano, pela legislação vigente, serão as primeiras sem coligações proporcionais. Isto é, cada vereador só será realmente eleito com a votação que receber. Até a eleição do ano passado, em razão das coligações partidárias, vereadores e deputados poderiam ser eleitos com os votos da legenda coligação partidária, resultando no fato de alguns parlamentares conseguirem o mandato com bem menos votos que alguns suplentes.

Na eleição passada, em 2018, o deputado federal Vaidon (30.392) teve bem menos votos que os suplentes Ronaldo Martins (101.089), Gorete Pereira (62.946) e Cabo Sabino (47.010), mas foi eleito em razão da votação do deputado federal Capitão Wager, superior a 300 mil votos. Na disputa do próximo ano ganha o mandato aquele que somar mais votos. É como se fosse uma eleição majoritária.