Deputados federais cearenses também participaram da reunião com o Governador. Foto: Governo do Estado.

O governador Camilo Santana (PT) reuniu nesta segunda-feira (18), no Palácio da Abolição, o secretariado estadual e parte da bancada federal cearense.

O Chefe do Executivo apresentou as ações adotadas desde o início de sua primeira gestão (2015) e destacou estratégias para os próximos anos,  ressaltando as áreas como educação, saúde, recursos hídricos e segurança. Camilo também elencou algumas obras prioritárias para o governo, executadas em parceria com a União, dentre elas, o Cinturão das Águas, Linha Leste do Metrô, Açude Fronteiras (Crateús), Anel Viário, programa Minha Casa Minha Vida, Barragem de Lontras (Ipueiras), custeio na saúde e o Centro Integrado de Segurança.

Todas essas obras só serão realmente concluídas se forem liberados os recursos federais acertados anteriormente, quando o Governo do Ceará tinha uma boa interlocução com o Governo Federal. O Cinturão das Águas e o Metrô são obras bancadas com praticamente todos os recursos federais, pois a contrapartida do Estado já foi empregada.

Os deputados deputados federais presentes ao encontro com o governador foram:  Domingos Neto (PSD), coordenador da bancada cearense na Câmara dos Deputados; André Figueiredo, líder do PDT; Leônidas Cristino (PDT), Robério Monteiro (PDT), Dr. Jaziel (PR), Eduardo Bismarck (PDT), Mauro Filho (PDT), José Airton Cirilo (PT), Júnior Mano (Patri), AJ Albuquerque (PP), Dênis Bezerra (PSB), Capitão Wagner (PROS) e Pedro Bezerra (PTB). Dos três deputados federais petistas, apenas Airton Cirilo compareceu ao encontro. O governador tem interesse em manter contatos permanentes com os deputados federais.

A presença dos secretários estaduais no encontro foi uma demonstração do Governo de abertura para os parlamentares federais.