Os deputados do PT na Assembleia Legislativa cearense decidiram, hoje (07), que o deputado Elmano de Freitas será o líder da bancada. Os petistas ficarão isolados no Legislativo estadual. Elmano era cotado para ser o líder do Governo Camilo, no lugar de Evandro Leitão, que permaneceu quatro anos no cargo e agora é primeiro secretário da Assembleia. O governador, segundo deputados de sua base aliada, deverá escolher novamente um deputado do PDT, para ser o seu líder no Legislativo.

Os petistas querem ter a presidência da Comissão de Educação para o deputado Acrísio Sena, mas o PDT que deverá formar um bloco com o PP e o PSD, terá direito a um grande número de presidências de comissões, incluindo a Educação, Constituição e Justiça, e Orçamento, dentre outras. Um dos deputados petistas, Fernando Santana, é o primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia, já por cessão do PDT, pois o partido só tinha direito à segunda vice-presidência.

A cessão da primeira vice-presidência da Mesa estava condicionada ao nome do deputado Acrísio Sena, com o qual o PT não concordou, pois queria o lugar para o deputado Moisés Braz. Fernando Santana foi o nome do governador.