Governador Camilo Santana entrega a Mensagem do Governo ao Presidente da Assembleia, deputado José Sarto, sob os olhares da vice-governadora Izolda Cela. Foto: Blog do Edison Silva.

O governador Camilo Santana falou sobre praticamente todas as áreas da administração estadual, no seu pronunciamento na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (05), destacando a Educação, o Social, as bases do desenvolvimento Econômico, a Segurança e a “estratégia de desenvolvimento de longo prazo“. Camilo entregou a prestação de contas do exercício de 2018 ao presidente da Assembleia, deputado José Sarto. Antes de ser votada pelos deputados, a prestação de contas do governador será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, para receber um parecer prévio sobre a tecnicidade do documento.

Segundo Camilo, o Ceará está com suas contas equilibradas, razão pela qual foi o segundo Estado com maior volume de investimentos públicos no Brasil em 2018.  “A capacidade que o Ceará tem de investir significa levar melhores condições de serviços públicos à população, permite construir novas estradas, novas UPAs, ampliar hospitais, investir em Segurança. Tudo que o Governo precisa para atender a população é ter capacidade de investimento. Sem isso, não há melhorias”, destacou.

Para o governador, é na Educação, sem dúvida, o melhor investimento que o Estado pode fazer, ressaltando o destaque das nossas escolas públicas no universo no ensino público nacional. Ele falou dos projetos de distribuição de rendas direcionados para as crianças mais pobres, assim como a expansão dos serviços de saúde, no projeto Ceará Saudável, registrando um considerável aumento no número de atendimentos em todos os pontos do Estado.

Outro destaque da fala de Camilo foi com relação a importância “da trinca de HUBs – conexões aérea, portuária e tecnológica -, destinada a impulsionar o turismo e a economia em geral”. Ao falar da Segurança, ele reafirmou o compromisso de enfrentar o crime organizado e todas as demais práticas criminosas. A insegurança, segundo afirma, é um problema nacional, “negligenciado, sobretudo, pelos chefes da Nação, que transferiram para os estados e municípios a responsabilidade de enfrentar sozinhos um problema que é de todos”.

Por fim, Camilo aposta na “Plataforma Ceará 2050, importante estratégia de desenvolvimento de longo prazo, que definirá os rumos que este e os futuros governos deverão percorrer, visando alcançar um futuro que todos os cearenses anseiam”.

Depois da sessão da Assembleia, o governador recebeu deputados aliados para um almoço no Palácio da Abolição. Antes das despedidas, Camilo Santana deu posse ao deputado estadual Zezinho Albuquerque como Secretário das Cidades, em solenidade realizada no salão de eventos do Palácio, onde estavam vários prefeitos e lideranças políticas, além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e outras autoridades.