Aguiar é contrário à privatização do BNB. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) nesta sexta-feira (15), da tribuna da Assembleia Legislativa cearense, reclamou uma uma “defesa intransigente” das autoridades nordestinas de apoio ao Banco do Nordeste (BNB), que pode estar na lista de privatização do governo federal. Em entrevista ao blog, o deputado diz ter dado o “primeiro brado para que a bancada cearense se una de forma pluripartidária para que defenda a manutenção e o fortalecimento do BNB”. Ele apresentou um requerimento pedindo ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e aos presidentes do Legislativo Federal, solicitando, além da manutenção, o fortalecimento da instituição.

“O Banco do Nordeste operacionalizou, através de seus variados programas, R$ 43,3 bilhões em 2018. Ele é o principal operador do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), um mecanismo que faz com que sejam diminuídos os desequilíbrios regionais existentes no Brasil ao longo de toda a existência do País”, afirmou Sérgio Aguiar. Segundo o deputado, cerca de 75% do que foi operacionalizado pelo BNB no ano passado, R$ 33 bilhões, foi através do FNE.

O parlamentar sugeriu ainda que a manutenção do BNB seja abordada na reunião entre o governador Camilo Santana (PT) e a bancada federal do Ceará. “Não podemos fazer com que uma instituição de desenvolvimento como é o Banco do Nordeste venha a nos deixar órfãos. Uma instituição com tanta credibilidade, que fornece e dá ao Ceará e outros estados do Nordeste condições de procurarmos equilibrar os desequilíbrios e os desníveis regionais no Brasil”, afirmou Sérgio Aguiar.

O deputado pedetista defende que o coordenador da bancada federal do Ceará, deputado Domingos Neto (PSD), “esteja à frente desse processo de luta pelo Banco do Nordeste” devido à função que ocupa e ao bom diálogo que tem mantido junto à equipe do presidente Bolsonaro. “Eu confio muito no trabalho do deputado Domingos Neto, creio que ele será sensível sim a essa causa”, encerrou o deputado.

Ouça a declaração do deputado.