Os novos deputados estaduais foram recebidos, na manhã desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa, em uma cerimônia comandada pelo presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT), com participação do deputado José Sarto (PDT), que deverá assumir a presidência do Legislativo a partir de primeiro de fevereiro, e do primeiro secretário da Mesa Diretora, Audic Mota (PSB). Outros dirigentes da Casa também participaram do evento.

Em seu discurso, Zezinho, que deixa a presidência da Assembleia após três mandatos consecutivos, no fim deste mês, ressaltou a importância do debate na Casa e pediu que deputados novatos estejam abertos a ouvir opiniões divergentes. “Todos aqui temos pensamentos diferentes, ideologias diferentes, mas vamos transformar nossas divergências em grandes ideias que beneficiem nosso Estado, porque o povo cearense nos elegeu para isso”, disse Zezinho, que assume a Secretaria das Cidades do governo Camilo Santana (PT).

Durante a cerimônia, foram apresentados alguns setores da Assembleia que deverão ser utilizados pelos novos parlamentares no exercício do mandato, assim como foi incentivada a participação de deputados e assessores nos cursos na Universidade do Parlamento (Unipace); e ressaltada a atuação dos veículos de comunicação da Casa. Entre os setores destacados, estão a Consultoria Parlamentar, o de Comunicação e o Departamento de Recursos Humanos. Na ocasião, os parlamentares receberam ainda versões atualizadas da Coletânea de Normas do Poder Legislativo, composta pelo Guia Parlamentar, Manual do Gabinete e coletânea impressa e em CD contendo os atos normativos, deliberativos e resoluções.

Os novos deputados, cuja solenidade posse acontece no dia primeiro de fevereiro, na parte da manhã, também receberam orientação sobre alguns novos documentos que deverão entregar para a confecção da carteira parlamentar e do arquivo de cada um, no setor competente do Legislativo.